Mármores no revestimento de paredes: requinte e sofisticação

Com texturas que vão do rústico ao contemporâneo, cada um dos acabamentos do mármore tem funções específicas, assim como tempo de produção variado.
Tipos de acabamentos de mármore
7 de novembro de 2017
Projeto: mármore Carrara dá unidade e luxo a salas
21 de novembro de 2017
Paredes de mármore podem ganhar ainda mais requinte e personalidade, quando aliadas a projetos luminotécnicos.

O uso do mármore no revestimento de paredes confere nobreza e sofisticação a qualquer ambiente.

As paredes têm papel fundamental na decoração de qualquer ambiente. E, se antes, relegadas a receberem revestimentos tradicionais, como tintas e papéis de parede, elas hoje podem ser protagonistas de qualquer decoração com revestimentos modernos e luxuosos, como o mármore.

Sim, embora mais comumente aplicado em pisos, o uso do mármore no revestimento de paredes confere nobreza e sofisticação a qualquer ambiente, seja sala, hall, quarto, cozinha ou banheiro.

Versátil, a pedra pode ser utilizada tanto em apenas uma das paredes do espaço ou em detalhes, como um painel, dando requinte ao acabamento final. As paredes de mármore, inclusive, são bastante utilizadas para delimitar com refinamento ambientes integrados.

A pedra é também uma ótima alternativa para quem quer renovar a decoração sem ter de enfrentar quebra-quebras ou uma grande reforma, já que pode ser aplicado em um ambiente pronto.

Qual mármore usar como revestimento?

A escolha do mármore como revestimento de parede deve levar em conta o ambiente – alguns são mais indicados para áreas externas ou internas, e também o estilo da decoração. O que não faltam são tons e texturas para atender a projetos de todos os gostos, dos clássicos e elegantes aos mais modernos.

Veja algumas sugestões e inspire-se!

Mármore Calacatta

O mármore Calacatta tem traços elegantes e nobres, e tons sóbrios e marcantes, com veios de cor âmbar ou dourada. Lindo em qualquer espaço.

Travertino

Revestimento dos monumentos mais importantes da história, como a Basílica de São Pedro e o Coliseu, é um dos mais cobiçados por sua nobreza. Encontrado em tons de bege, se destaca pelos veios longilíneos que lembram pequenos ramos e folhas.

Mármore Branco Pighes

O mármore Branco Pighes se destaca por ser o mármore mais branco e uniforme que existe. Dá refinamento e beleza ao revestimento de qualquer ambiente, sendo perfeito para a composição de ambientes de todos os estilos, inclusive minimalistas.

Ônix

O ônix, variedade do quartzo caracterizada por faixas retas e paralelas, é uma pedra delicada que pode ser encontrada nas cores branca, bege, verde e preta. Por ser mais translúcida, costuma ser utilizada em revestimentos com retroiluminação.

Mármore Carrara

Também conhecido como Bianco Carrara, essa pedra italiana é caracterizada pela cor branca com veios cinzas. Muito utilizada no Renascimento, ainda hoje, é um dos revestimentos mais requisitados para ambientações nobres e clássicas.

Mármore Crema Marfil

Pedra de origem espanhola que tem como principal tonalidade a cor bege. Além da beleza evidente, se destaca também pelo nível de durabilidade e resistência, podendo ser utilizada no revestimento de ambientes internos e externos.

Dica Minexco

Se sozinho o mármore já garante apuro e beleza aos revestimentos do ambiente, imagina se aliado a um projeto luminotécnico refinado?

Algumas pedras mais translúcidas, aliadas à retroiluminação, ou seja, a iluminação da pedra pela parte de trás, criam resultados fascinantes.

Paredes revestidas com recortes ou painéis de mármore também ganham ainda mais requinte e encanto com iluminação wall washer. Conhece a técnica? Também chamado de wall washing, e traduzido literalmente como “banho de luz na parede”, esse efeito de iluminação é obtido por meio de spots direcionáveis, geralmente embutidos no teto ou em luminárias de piso, focalizando toda a extensão da parede. A técnica valoriza cores e texturas, destacando ainda mais a sofisticação do seu mármore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *