As principais tendências para cozinhas modernas

balcão em pedra ônix retroiluminada
O uso da pedra ônix na decoração
5 de dezembro de 2017
Os segredos dos apartamentos decorados
19 de dezembro de 2017

Há muito tempo a cozinha deixou de ser frequentada apenas pelas donas de casa, ou vista como um mero local para o preparo de refeições. Hoje, ela é um dos principais cômodos do lar, sendo o local onde reunimos a família, recebemos os amigos, preparamos aquele jantar romântico…

E acompanhando a tendência da super cozinha’, as novidades no mercado para esse cômodo não param de surgir. Quer também ser o feliz dono de uma cozinha moderna e fantástica? Descubra quais as tendências de materiais, cores e soluções para essa área tão nobre da casa!

Ambientes amplos

As cozinhas estão cada vez maiores e integradas. Ou seja, nas decorações mais modernas já não há uma sala formal de jantar, mas espaços gourmets, nos quais as pessoas interagem, além de cozinhar.

Isso se traduz em uma geometria mais limpa, que valoriza os espaços. As divisórias entre os ambientes tendem a ser eliminadas, e mesmos os móveis planejados cedem lugar para ganchos, nichos e espaços nas ilhas. Nas cozinhas modernas, quanto mais espaço disponível, melhor!

 

Preto

Sinônimo de elegância e sofisticação, a cor preta entra com tudo na decoração das cozinhas, deixando o ambiente contemporâneo e luxuoso.

O tom pode ser aplicado no revestimento de parede, no piso, em móveis e bancadas, e ganha ainda mais requinte, se aliado a materiais nobres, como o Mármore Nero Marquina ou pedras sintéticas, como o Compac. Atemporal, a harmonização das cores preta e branca também ganha espaço nas cozinhas.

Parede em mármore negro com bancada em marrom escuro. Simplicidade e sofisticação para cozinhas modernas

Cores fortes

Contraste de cores, aliás, é uma grande tendência das cozinhas modernas. Assim, se seu desejo for um ambiente mais alegre e ousado, cores mais intensas, como o vermelho, azul, laranja e amarelo, podem dar o tom e mais vida para a sua cozinha.

As cores podem ser destaque em tampos, móveis, utensílios domésticos e revestimento de parede. Para que o ambiente não fique carregado, o mais recomendado é que a cor escolhida seja aliada com elementos de cores mais sóbrias, como tons pastel, cinza ou off white .

Bancadas e ilhas

Aliadas à ideia de cozinhas maiores, que valorizam os espaços, também está a funcionalidade de bancadas ou ilhas, que facilitam a realização das atividades culinárias, além de agregarem beleza e um layout diferenciado ao cômodo.

São várias as opções de revestimento para esses itens, mas acompanhando a tendência de criação de verdadeiros espaços gourmets, o mármore se destaca para quem não abre mão de acabamentos mais nobres e refinados. A pedra também tem como vantagem a sua versatilidade, visto que é um revestimento atemporal, que harmoniza tanto com ambientações mais clássicas quanto contemporâneas.

Estilo industrial

Inspirado nas antigas fábricas norte-americanas, o design industrial vem ganhando cada vez mais os lares brasileiros e a preferência dos apaixonados por ambientes mais modernos e descolados.

As cozinhas desse estilo têm como principais cores o cinza e o metal, além do uso de materiais, como tijolos aparentes, cimento queimado e madeira de demolição. Utensílios de metal e eletrodomésticos de aço inoxidável também são recomendados para cozinhas com esse estilo.

Revestimentos modernos

Uma ótima alternativa para quem quer uma cozinha mais contemporânea, mas sem abrir mão do uso de materiais mais nobres, é a utilização de revestimentos modernos, como o Lapitec, pedra sinterizada, que pode ser utilizada tanto em revestimentos quanto em bancadas e ilhas.

O material pode ser encontrado em cores variadas, se adequando a qualquer estilo de decoração, e tem como grande vantagem a sua resistência: o Lapitec tem duração eterna, sendo resistente a impactos, ácidos e solventes, entre outros. Ou seja, é a opção ideal para um ambiente exposto diariamente à gordura e a outros líquidos, como a cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *