Mármore: requinte e elegância para a sala de jantar

Cubas: descubra o modelo ideal para a decoração do seu banheiro
23 de janeiro de 2018
Niemeyer: características e obras do gênio da arquitetura
6 de fevereiro de 2018
mármore na sala de jantar

Mármore na sala de jantar. Exclusividade e elegância que resiste ao tempo.

A sala de jantar tem papel importante nos projetos arquitetônicos, uma vez que se trata de um ambiente especial, responsável por reunir a família, sediar celebrações e reuniões com amigos e familiares.

Antigamente, espaço exclusivo da realeza, a partir do século XVIII, a sala de jantar se popularizou e passou a fazer parte dos lares do Brasil e do mundo todo. No entanto, ainda hoje, o espaço é sinônimo de nobreza e tradição.

Essa sofisticação pode ser conferida em projetos de tirar o fôlego, que abusam de materiais nobres, belos e luxuosos. Entre essa gama de materiais está o mármore, pedra ideal para quem quer realçar a imponência, exclusividade e elegância da sala de jantar.

Mármore na sala de jantar

Sofisticado e nobre, o mármore é usado em projetos arquitetônicos imponentes há milênios e, ainda hoje, é o crème de la crème, quando falamos de revestimentos e rochas ornamentais.

Motivos para isso não faltam: trata-se de um material que valoriza o ambiente, é eterno e singular – verdadeira joia da natureza, cada bloco de mármore é uma peça única.

Versátil, o mármore pode ser encontrado em diferentes tonalidades e acabamentos, sendo os mais comuns o polido, anticado e jateado. Para ambientes mais elegantes, o polido costuma ser mais especificado; já o jateado ou anticado trazem texturas que ficam excelentes em locais mais rústicos ou em projetos mais ousados.

Em salas de jantar, tanto as cores escuras quanto as claras são bastante requisitadas. Para quem quer um ambiente mais clean, minimalista ou clássico, os mármores mais claros são perfeitos para trazer requinte e sofisticação.

Quer um visual mais moderno, sem perder requinte e luxo? Aposte no mármore preto! Assim como no mundo da moda, o preto é uma cor cada vez mais especificada em projetos elegantes, sofisticados e contemporâneos.

Aliás, o uso do mármore atende a uma grande tendência do mundo décor :  a mistura de elementos clássicos e modernos. Seja nas tonalidades mais brancas ou escuras, a especificação da pedra permite a criação de ambientes ousados, quando harmonizados com acessórios coloridos e outros materiais mais modernos.

E as vantagens do mármore em salas de estar ainda vão além: quando usado como revestimento, o mármore refresca o ambiente, deixando a temperatura amena – ideal para um país tropical como o nosso. Além disso, é um material de fácil manutenção: basta utilizar um pano umedecido com água e detergente neutro.

Onde usar?

Todos esses benefícios, aliados à resistência da pedra, fazem com que o mármore possa ser utilizado de muitas maneiras em salas de jantar: no piso, já que apresenta um acabamento perfeito, com rejunte fino, o que deixa o ambiente ainda mais elegante; nas paredes, criando um efeito cênico e cheio de personalidade; e ainda em painéis, colunas, lareiras, rodapés, borda de janelas e não para por aí…

Com a popularização da decoração escandinava, o mármore vem sendo utilizado em muitos móveis e acessórios, como relógios, cômodas, aparadores, bancadas e mesas.

Enfim, independentemente de onde ou como usar a pedra, uma coisa é certa: o refinamento que o mármore traz para qualquer sala de estar é inegável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *