Dicas: decoração e materiais mais indicados para lofts

Materiais que harmonizam com mármore
20 de fevereiro de 2018
Na hora de escolher o material para pisos e revestimentos, é preciso levar em conta a resistência a diversos fatores, como clima, produtos químicos, e até vandalismos e pichações
Qual o material mais resistente para pisos e revestimentos
13 de março de 2018
Os lofts são decorados com maestria em projetos arrojados, que unem materiais clássicos, luxuosos e contemporâneos em ambientações dignas de capas de revista.

Popularizados em Nova Iorque, os lofts estão com força total, tanto em terras norte-americanas como no resto do mundo, inclusive no Brasil.

Popularizados em Nova Iorque na década de 1960, os lofts – apartamentos praticamente sem paredes – continuam com força total, tanto em terras norte-americanas como no resto do mundo, inclusive no Brasil.

Moderno, esse tipo de imóvel é muito procurado por solteiros e jovens casais sem filhos que buscam um espaço prático, arrojado e, principalmente, cheio de personalidade.

Os lofts têm como características mais marcantes os pés-direitos altos, grandes janelas, mezanino como quarto, e tubulações e instalações elétricas visíveis ou parcialmente à mostra, o que em nada significa menos luxo.

Hoje, esse tipo de imóvel é decorado com maestria em projetos arrojados, que unem materiais clássicos, luxuosos e contemporâneos em ambientações dignas de capas de revista.

Quer saber mais como decorar e quais materiais mais indicados para lofts? Confira nossas dicas!

Divisão do espaço

Essa é a primeira coisa que deve ser observada ao se projetar um loft. Avalie e estabeleça como será feita a divisão dos espaços por áreas. Além dos móveis, você pode utilizar biombos, cobogós ou até mesmo painéis para dar privacidade ou a ideia de separação de determinada área. Imagine um painel de mármore escuro em um loft de ambientação clara, que luxo?

Revestimentos

Para evidenciar a integração do loft e, principalmente, para dar a sensação de amplitude ao espaço, já que geralmente esses imóveis têm metragens reduzidas, o mais indicado é escolher um único revestimento para todo o piso.

Como qualquer residência tem áreas secas, como quarto e sala, e os chamados ambientes molhados, como cozinha e banheiro, é preciso escolher um material que seja resistente e tenha características físicas que suportem contato constante com água, umidade e gordura.

Uma das melhores opções é o uso de pedras sinterizadas. Essas pedras industrializadas, muita delas compostas por matérias-primas naturais, inclusive, são prensadas por meio de um processo de alta tecnologia e sinterização, o que confere ao produto uma superfície com propriedades únicas, que permitem a sua aplicação em qualquer ambiente.

Algumas pedras sinterizadas, aliás, são ótimas opções para quem quer a resistência de um material de alta tecnologia sem abrir mão do luxo de uma pedra natural. O Lapitec, por exemplo, reúne as vantagens de um material industrializado à elegância e acabamentos de uma pedra natural.

Cores

As cores também devem ser pensadas para darem amplitude aos ambientes. Em lofts, o ideal é a opção por uma paleta de cores suaves, com predomínio do branco, tons off white ou outras tonalidades claras, como alguns tons de cinza ou bege.

Essa palheta de cores favorece quem também não abre mão da utilização de materiais nobres. Revestimentos de parede, bancadas, pias e divisórias em mármores ou pedras claras, como travertino, Branco Thassos, Branco Pighes, entre outras, podem trazer o luxo necessário para dar elegância e requinte a um espaço tipicamente industrial.

Quer dar irreverência e um toque de cor ao imóvel? Sem problemas! Em contraponto às cores claras predominantes, é possível utilizar uma divisória em mármore preto, pintar uma parede em uma cor diferente ou apostar em cores mais vivas em acessórios e mobiliário. O resultado é um ambiente mais despojado, sem abrir mão da sofisticação.

 

 

 

Disposição dos móveis

Decorar ambientes compactos, sobretudo, lofts ou estúdios, que são integrados, traz um desafio importante: a boa circulação dos moradores. E, para isso, pensar com cuidado a disposição dos móveis é fundamental, para que nada atrapalhe o trânsito dentro de casa.

Portanto, evite acumular móveis e objetos em um mesmo lugar, e não exagere na quantidade de cadeiras, mesas ou mobiliário. Lembre-se: menos é mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *