Mármore no ambiente corporativo: modernidade e valorização

Travertino: sofisticação para os ambientes
7 de novembro de 2018
A beleza do ônix combinado com a iluminação perfeita
7 de dezembro de 2018

Mármores e granitos são bonitos e duráveis. Veja como utilizar o mármore no ambiente corporativo e valorizar o seu local de trabalho.

Veja como utilizar o mármore no ambiente corporativo e valorizar o seu local de trabalho.

O mármore é, sem dúvida, um dos melhores e mais utilizados acabamentos para decoração em ambientes internos e externos. O uso do mármore no ambiente corporativo tem ganhado espaço, e cada vez mais arquitetos e decoradores têm sugerido este material a seus clientes devido ao seu requinte, beleza, e, claro, durabilidade.
Neste artigo vamos mostrar como o mármore pode ir muito além dos pisos, escadas e outras formas convencionais. No ambiente de trabalho, sua aplicação pode transformar o local. Continue conosco nesta leitura!
Formas de usar o mármore no ambiente corporativo.
O mármore é um material bastante nobre e, seja qual for o lugar aonde for utilizado, sempre cria uma atmosfera de beleza e sofisticação. Contudo, seu uso foi, por muito tempo, limitado às escadas, pisos, bancadas de banheiro e cozinhas, principalmente em residências.
As novas tendências em decoração e design, porém, trouxeram o mármore ao ambiente corporativo como uma excelente opção para outras formas de uso, devido à sua versatilidade. Apesar de combinar muito bem com vários elementos, é importante ter cuidado para que não haja conflito com outros elementos.
Devido à sua imponência, o que geralmente faz com que o mármore seja o grande destaque dos espaços, é fundamental saber como empregá-lo no projeto para preservar a harmonia do ambiente e da decoração.
Veja alguns exemplos de como utilizar o mármore no ambiente corporativo:

Móveis
Móveis em pedra conferem uma atmosfera requintada em qualquer ambiente. No entanto, quando pensamos em móveis de mármore, as mesas são as primeiras imagens que vêm à mente.
Os tampos de mesas de centro sempre foram muito comuns, mas é possível criar um ambiente luxuoso e discreto com uma grande mesa de reunião feita toda em mármore, ou mesmo combinada com madeira ou metal na sua base.
Balcões de recepção também podem se valer desse material, seja no tampo ou mesmo na parte frontal do móvel. Outra aplicação bastante interessante do mármore no ambiente corporativo é usá-lo na superfície de armários baixos, tipo balcão, ou também em painéis.

Objetos decorativos
Para fugir do tradicional “piso-escada-balcão”, uma ótima opção é investir em objetos decorativos feitos em mármore.
Bandejas, luminárias e até mesmo materiais de escritório como porta-canetas podem ser uma maneira criativa e sofisticada de compor o ambiente com este material rico em cores e formas.
Relógios de mesa ou paredes e vasos em mármore também podem compor muito bem com móveis e revestimentos em madeira, por exemplo.

Tipos e acabamentos
O mármore possui uma variedade de tipos e cores, o que aumenta suas possibilidades de uso, permitindo alimentar a criatividade na hora de decorar. Os tipos mais utilizados são:
• Carrara
• Thassos
• Pigues
• Nero Marquinha
• Marrom Imperador
• Sivec
• Onix
• Crema Marfil
• Callacata
• Botticino

Além dos diferentes tipos, existe também uma variação dos acabamentos, cujos tipos são indicados conforme a área aonde a pedra for aplicada. Podemos destacar os seguintes acabamentos:
Bruto: a superfície do mármore fica sem qualquer acabamento. Aqui o material é apenas serrado e utilizado em sua forma natural;
Polido: para dar este efeito, é feita a lustração da superfície da pedra. Com aspecto liso e brilhante, é recomendado para o uso em áreas internas;
Resinado: o mármore resinado surge com a aplicação de uma resina líquida, na qual também é feita a lustração da peça. Assim, os poros são cobertos, deixando o material ainda mais brilhante;
Jateado: este acabamento é feito à base de jato de areia. Indicado para áreas externas, não possui brilho;
Levigado: o aspecto desse acabamento é opaco. O resultado é obtido mediante o lixamento com abrasivos.

Agora que você já sabe como utilizar o mármore no ambiente corporativo, seus tipos e acabamentos, conheça mais sobre o Travertino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *