Travertino, a tradição do glamour
Pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios que lembram ramos e flores, o Travertino é símbolo de nobreza e elegância. “Diamantes são eternos”. Quem nunca ouviu a famosa frase? Agora, imagine a nobreza dessa pedra preciosa, que tem seu valor avaliado por sua resistência, cor, beleza e atemporalidade. O mesmo ocorre com o Travertino. Pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios longilíneos que lembram ramos e flores, desde os primórdios, o Travertino foi utilizado como símbolo de poder, nobreza e elegância.
Sua utilização na arquitetura vem desde a Roma Antiga, onde era considerado um símbolo de riqueza, uma percepção que atravessou os séculos. Majestoso, o Travertino está presente nos principais marcos arquitetônicos da Cidade Eterna, como o Coliseu, Arco de Constantino, Teatro de Marcello até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, que teve como arquitetos gênios da Renascença, Rafael e Michelangelo, entre outros.
E não é preciso ir tão longe para encontrar sua grandiosidade e nobreza. O Monumento aos Heróis de 1932, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, é feito também em puro Travertino.Travertino: um clássico eterno
Mesmo sendo utilizado há mais de 2.000 anos, o Travertino jamais foi considerado démodé, sendo ainda o queridinho de arquitetos, designers e clientes exigentes do Brasil e do mundo, apaixonados por sua cor bege clara e os veios que lembram ramos e flores. Sua durabilidade e imponência, que com o passar do tempo só parecem aumentar, o colocam sempre na lista dos mais desejados.
Atemporal, o Travertino também está em voga pela sua superfície opaca, tendência nas construções e decorações modernas. Pode ser utilizado de diversas formas em projetos requintados e luxuosos, sendo aplicado em pisos, revestimentos de parede, escadas, bancadas, cubas, entre outras finalidades.
É possível encontrar o material em vários tipos, sendo os mais conhecidos: o Travertino Romano, Clássico, Turco, Toscano, Itamarati, Tívoli, Gold, Silver e Negro.
Também está disponível em várias cores, em quatro tipos diferentes de acabamento: bruto, resinado, levigado e polido. E as vantagens de utilização do Travertino não se limitam à sua nobreza e à estética. Esse mármore pode ser trabalhado de diversas formas e cortes, inclusive sob medida. Também se destaca pela facilidade de ser combinado a outros materiais, como madeira e vidro. Ou seja, atende às propostas e às idealizações mais clássicas e elegantes de arquitetos e designers.
Características Travertino
Utilização Recomendada
- Paredes
- Pisos
- Bancadas
- Mesas
- Escadas
Acabamentos Travertino
- Bruto ou natural
- Resinado ou estucado
- Levigado
- Polido