Dicas de conservação e limpeza de mármores

Perfil de destaque: Anderson Leite
24 de outubro de 2017
Com texturas que vão do rústico ao contemporâneo, cada um dos acabamentos do mármore tem funções específicas, assim como tempo de produção variado.
Tipos de acabamentos de mármore
7 de novembro de 2017
Dicas importantes para conservar seus ambientes em marmore

O mármore, ao contrário de outros materiais, pode ser restaurado e polido.

Não é apenas pela elegância, estética e requinte que o mármore é um dos materiais mais cobiçados na construção civil.

O mármore é uma rocha natural atemporal, que nunca sai de moda, e que se destaca também pela durabilidade – rochas ornamentais duram muito mais que revestimentos produzidos em ambientes industriais.

Mas, para manter toda essa beleza e resistência, alguns cuidados com limpeza e manutenção são fundamentais. Veja nossas dicas de conservação e limpeza de mármores, e tenha uma joia como revestimento para o resto da vida.

Impermeabilização

Reforce a proteção de sua pedra periodicamente. Assim, a cada seis meses, aplique uma nova camada de impermeabilizante para conservar a estética e a beleza de seu mármore.

Cuidado com líquidos

Muita atenção com café, vinho, produtos oleosos ou abrasivos. Alguns líquidos podem manchar o mármore de forma irreversível, por isso, muito cuidado para não derramá-los. Se acontecer, limpe o local imediatamente.

Caso as manchas persistam, não tente tirá-las a qualquer custo. Muitos componentes químicos podem causar manchas permanentes nas pedras. O mais indicado é procurar um profissional especializado na limpeza de mármores.

O mármore, aliás, se sobressai a outros materiais também por este motivo: pode ser restaurado e polido.

O mármore, ao contrário de outros materiais, pode ser restaurado e polido.

Prevenção, o melhor remédio

Prevenir é sempre a melhor maneira de conservar. Portanto, proteja os pés de vasos, cadeiras, mesas e outros móveis com feltros ou outro material de proteção, evitando assim que eles causem riscos ou manchas no seu mármore.

Também não deixe resíduos de palha de aço ou qualquer outro material composto de alumínio, ferro ou aço sobre o mármore. Esses materiais tendem a enferrujar, quando permanecem muito tempo na mesma superfície, o que pode manchar a pedra.

Para amenizar o desgaste natural promovido pelo tráfego de pessoas, é também recomendável a utilização de capachos ou tapetes nas entradas. Eles ajudam a retirar as partículas sólidas dos sapatos.

Limpeza

O mármore é um material composto por minerais, elementos sensíveis a reações químicas.

Portanto, a primeira regra de ouro é: nunca utilize detergentes alcalinos, sabão em pó, ácidos, água sanitária, querosene, solvente e afins na hora de limpar o mármore. Esses materiais podem comprometer toda a estética de sua pedra.

Assim, para limpar o seu piso de mármore, primeiramente varra o local com uma vassoura de pelo macio. Essa medida evita que o mármore ganhe riscos superficiais derivados do atrito de partículas sólidas com sapatos ou qualquer outra fricção. No caso de bancadas ou móveis, vale a mesma regra, mas com um pano macio.

Depois, passe um pano umedecido com água, para remover a sujeira remanescente do processo anterior. Se necessário ou se a água não bastar – principalmente em ambientes como cozinhas e banheiros, que demandam uma limpeza mais pesada, utilize uma solução de água misturada com detergente especial para pedras, que apresenta ph neutro.

E atenção: nunca jogue a água ou o detergente diretamente sobre o mármore.

Por fim, passe um pano seco e macio para secar a pedra.

Para ajudar a evitar a absorção de sujeiras, nódoas e para manter o piso mais brilhante, principalmente em áreas de elevado tráfego, é recomendável a utilização de cera especial para mármores. Não use nunca qualquer cera, pois o produto pode alterar as características estéticas e físicas de sua pedra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *