Tipos de acabamentos de mármore

Dicas importantes para conservar seus ambientes em marmore
Dicas de conservação e limpeza de mármores
31 de outubro de 2017
Paredes de mármore podem ganhar ainda mais requinte e personalidade, quando aliadas a projetos luminotécnicos.
Mármores no revestimento de paredes: requinte e sofisticação
14 de novembro de 2017
Com texturas que vão do rústico ao contemporâneo, cada um dos acabamentos do mármore tem funções específicas, assim como tempo de produção variado.

Versátil, o mármore apresenta não apenas uma vasta variedade de tipos e cores, mas também muitas opções de acabamento ou finalização.

Atemporal, o mármore é uma pedra natural que nunca sai de moda, sendo objeto de desejo de arquitetos, artistas e designers desde os tempos mais remotos.

E, além do luxo e da exclusividade do material, uma das características que faz a pedra elemento eterno de destaque no mundo da decoração é a sua versatilidade: o mármore apresenta não apenas uma vasta variedade de tipos e cores, mas também muitas opções de acabamento ou finalização.

Com texturas que vão do rústico ao contemporâneo, cada um dos acabamentos do mármore tem funções específicas, assim como tempo de produção variado.

Em dúvida sobre qual escolher? Conheça os tipos de acabamentos de mármore.

Polido

Com aspecto liso e brilhante, é feito a partir da lustração da pedra. Trata-se de um dos acabamentos mais clássicos e usuais do mármore. O polimento torna a pedra elegante, deixando o ambiente com aspecto mais moderno e apurado.

Bruto

Trata-se do material em seu estado natural, ou seja, a pedra é extraída em dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda, mas não recebe tratamento de impermeabilização ou com qualquer outro material. É a opção perfeita para quem quer um ambiente rústico, mas sem perder o requinte do uso de materiais nobres.

Jateado

Consiste em um acabamento de superfície no qual o mármore recebe jatos de areia. Sem brilho, esse tratamento torna a pedra antiderrapante, o que a torna perfeita também para o uso em áreas externas.

Levigado

Neste tipo de acabamento, o mármore é lixado com abrasivos, até ficar com a textura lisa. Tem aspecto opaco, semipolido.

Cristalização

O processo de cristalização cria uma película protetora sobre a pedra, garantindo a boa durabilidade do mármore que será utilizado em pisos e revestimentos.

Resinado

Este acabamento é feito com a aplicação de resina líquida na pedra, após esta ser lustrada. Com esse processo, as fissuras e poros naturais do mármore são cobertos, o que resulta em uma superfície com melhor polimento e mais brilho.

Apicoado

Trata-se também de um acabamento mais rugoso, com toque rústico. Nesse processo, o mármore recebe pequenos golpes com martelo ou outros impactos, o que deixa a superfície com um aspecto poroso, com buraquinhos ou relevos.  Este acabamento torna o mármore antiderrapante, perfeito para áreas externas.

Acabamentos de bordas de mármore

Existem também diferentes acabamentos de bordas para bancadas, pisos, escadas e demais aplicações do mármore. Conheça:

Bisotado – acabamento muito utilizado nas bordas laterais de tampos e bancadas; no piso, é utilizado com a função de tirar o corte das arestas, evitando assim que as beiradas das peças se quebrem.

Boleado – nome dado ao acabamento lateral usado nas bordas de pias e bancadas de mármore, podendo ser simples, duplo ou meio boleado.

Reto – bordas simples. Ou seja, o mármore é serrado tal como é achado na natureza, sem nenhum acabamento especial.

Meia Cana – acabamento lateral utilizado geralmente em bordas de lavatórios.

Meia Esquadria – acabamento lateral de bordas de mármore com formato quadrado. Bastante utilizado, este acabamento não mostra o fio de cola nas emendas, o que dá o aspecto de uma peça única.

Peito de Pombo – arremate com aspecto meio arredondado, utilizado nas bordas de bancadas e lavatórios.

Saia – acabamento lateral de bordas feito com uma faixa para esconder cubas de lavatórios e lavabos que não têm gabinetes.

1 Comentário

  1. Estou procurando um material . Tenho foto porém não tenho o nome pois a concorrência inventou um novo nome. Podem me ajudar. Em que wattsap posso fazer contato. Meu zap
    34-99991-7157

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *