Projeto: mármore Carrara dá unidade e luxo a salas

Paredes de mármore podem ganhar ainda mais requinte e personalidade, quando aliadas a projetos luminotécnicos.
Mármores no revestimento de paredes: requinte e sofisticação
14 de novembro de 2017
Versáteis, móveis feitos com mármore trazem requinte tanto para ambientes clássicos quanto para espaços contemporâneos e modernos
Móveis de mármore: luxo e sofisticação
28 de novembro de 2017

Além de elegância e nobreza, o piso de mármore Carrara, pedra de cor branca com veios cinzas, confere unidade a todos os ambientes da área social de um apartamento.

A sala é um ambiente especial em qualquer casa. Geralmente é o espaço no qual recebemos os amigos, convidados, onde a família se reúne. Se decorar com harmonia e elegância apenas esse cômodo nem sempre é tarefa fácil, imagine harmonizar um amplo espaço social onde se integram sala de estar, sala de jantar, bar e ambiente da lareira?

Pois essa foi a missão da arquiteta e urbanista, Suzana Ely Ryff Moreira, que adotou uma linguagem contemporânea e materiais nobres para o projeto das salas de um luxuoso apartamento de 280 m localizado em Porto Alegre, uma das moradas de um casal com dois filhos adultos, que  divide o tempo entre a capital gaúcha e outras residências no interior e litoral do Estado.

Harmonizando funcionalidade e praticidade em um ambiente moderno e sofisticado, a arquiteta apostou em tons neutros, revestimentos de madeira, vidros, espelhos e texturas diferenciadas nos ambientes.

Mármore Carrara

Um dos grandes destaques na integração de todos esses espaços (sala de estar, jantar, bar e lareira), compondo a linha central da decoração, foi o piso em mármore Carrara que, além de ampliar o ambiente com suas placas generosas, proporcionou luminosidade, requinte, praticidade e solidez à área social do apartamento.

Suzana conta que a escolha do mármore Carrara se deu em função do conceito contemporâneo e refinado que os moradores e a arquiteta desejavam para o apartamento. Para ela, trata-se de um “material nobre, atemporal, prático, com luminosidade e requinte na medida certa”, diz a arquiteta, que afirma: “sempre que posso especifico o mármore”.

A elegância do material conversou também com outros dois grandes destaques do projeto: os revestimentos de madeira e o pé-direito duplo. As paredes receberam lâminas naturais de Freijó linheiro, como revestimento de grande parte da área social, incluindo o hall, que é uma caixa de madeira.

Confira os detalhes do projeto:

 

O projeto luminotécnico contou com uma iluminação cênica, com luminárias embutidas de sobrepor; como elemento decorativo. Destaque para o lustre de cristal de rochas sobre a mesa de jantar (foto 3)

 

Bar da área social, no qual se destacam materiais naturais nobres, como as lâminas naturais de Freijó linheiro e o piso de mármore Carrara. O espelho como revestimento também dá requinte ao espaço, além de ampliar o ambiente.

 

Delimitando o espaço da sala de jantar, o mármore Carrara harmonizou com um tapete persa que os proprietários adquiriram em viagem a Istambul, na Turquia. Destaque também para o lustre de cristal de rochas.

Além de elegância e nobreza, o piso de mármore Carrara, pedra de cor branca com veios cinzas, conferiu unidade a todos os ambientes da área social do apartamento.

 

Aconchegante, a sala da lareira, que tem um generoso pé-direito duplo, de nada menos do que 480 cm, se destaca pelo uso de materiais nobres, como o mármore e a madeira, e tons neutros, com o preto da lareira contrastando com o branco do piso. As cortinas são de linho na cor da parede, cinza claro.

 

Suzana Ely Ryff Moreira – arquiteta e urbanista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *