O uso da pedra ônix na decoração

Versáteis, móveis feitos com mármore trazem requinte tanto para ambientes clássicos quanto para espaços contemporâneos e modernos
Móveis de mármore: luxo e sofisticação
28 de novembro de 2017
As principais tendências para cozinhas modernas
12 de dezembro de 2017
balcão em pedra ônix retroiluminada

Garantindo nobreza e luxo aos projetos de decoração, a pedra ônix pode ser utilizada nos mais variados ambientes.

Luxuosas, atemporais e verdadeiras joias da natureza, as pedras naturais sempre foram o crème de la crème no mundo decoração, e não é à toa: além de belas, elas dão destaque e nobreza, quando aplicadas em qualquer ambiente.

E, entre os variados tipos de pedra natural encontradas no mercado, uma, em especial, está ganhando cada vez mais a atenção de arquitetos e designers de interiores pela sua beleza imponente e exclusividade: a pedra ônix.

Pedra ônix

Encontrada principalmente na França, Paquistão, Irã, Índia e Afeganistão, a pedra ônix é uma variedade do quartzo, muito apreciada por sua imponência e beleza rara. Tem textura lisa e delicada, como se polida pela natureza, aparência translúcida e coloração, que varia entre o branco, rosa, amarelo, vermelho, verde, bege e preto.

A pedra é apreciada também pela sua exclusividade: cada chapa é única, com diferentes veios, nuances e tonalidades. Isso faz com que seja uma das pedras preferidas para projetos de alto padrão e de um público mais exigente, que não abre mão de materiais diferenciados e que sejam sinônimos de sofisticação.

Essa beleza única, aliás, faz com que a pedra seja objeto de desejo não só de profissionais da construção civil: os mais renomados designers de joias do mundo também apostam no ônix para a fabricação de peças valiosas e arrojadas.

Pedra ônix na decoração

Garantindo nobreza e luxo aos projetos de decoração, a pedra ônix pode ser utilizada nos mais variados ambientes e aplicações, como halls, salas, banheiros, lavabos, lareiras, cubas, bancadas, entre outras possibilidades. Como é uma pedra que chama bastante atenção pela sua imponência, costuma ser inserida em locais de destaque, sendo as protagonistas do ambiente.

E se no estado bruto a pedra ônix já garante requinte e beleza à decoração, vira uma verdadeira obra de arte, quando aliada à retroiluminação, técnica que consiste em iluminar a pedra pela parte de trás. O resultado é fascinante e destaca ainda mais os veios e nuances do ônix.

 

Encontrada principalmente na França, Paquistão, Irã, Índia e Afeganistão, a pedra ônix é uma variedade do quartzo, muito apreciada por sua imponência e beleza rara.

Nesse projeto em estilo contemporâneo, a retro iluminação da pedra ônix cria uma atmosfera calma e relaxante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidades

Como muitas rochas naturais, a pedra ônix já era objeto de luxo e nobreza desde a antiguidade. O nome ônix, aliás, deriva do grego Onyx, que significa unha. Segundo a mitologia grega, a pedra ônix surgiu quando Cupido cortou as unhas da deusa Vênus. Essas foram espalhadas pela Terra e geraram a pedra, que teria a essência da energia da deusa.

Por isso, os gregos costumavam usar o ônix como um amuleto de proteção. E o misticismo e magia da pedra não pararam por aí: as civilizações persas, assim como a cultura indiana, também usavam o ônix como pedra de proteção e segurança.

Aliás, ainda hoje, o uso do ônix é indicado no feng shui e na cristaloterapia. De acordo com essas correntes, a pedra ônix limpa o ambiente e impede que energias impuras se acumulem no local.

Se essas lendas estão corretas, não podemos afirmar. Mas, uma coisa é certa e unanimidade entre arquitetos e designers de interiores: ter a pedra ônix em um projeto significa contar com uma das mais belas e exclusivas joias da natureza dentro de casa.

Os comentários estão encerrados.