Dicas para ampliar ambientes com requinte e elegância

Niemeyer: características e obras do gênio da arquitetura
6 de fevereiro de 2018
Materiais que harmonizam com mármore
20 de fevereiro de 2018

Ter um único piso melhora a comunicação entre os espaços, deixando-os sem delimitações e mais integrados. Uma ótima opção, nesses casos, é o uso do Lapitec.

A metragem de casas e apartamentos pode ser cada vez menor, o que não significa que esses imóveis precisam ser menos aconchegantes, luxuosos e funcionais.

Com uma decoração inteligente, o uso de materiais nobres e alguns artifícios é perfeitamente possível dar amplitude e nobreza a espaços mais exíguos.

Veja dicas de como ampliar cômodos pequenos com requinte e praticidade.

Espelhos

Os espelhos são verdadeiros coringas na ampliação de ambientes – eles refletem a imagem oposta, o que dá a sensação de que o espaço é maior.

Além disso, são peças elegantes, portanto, você pode e deve abusar dos espelhos nas salas, banheiros e cozinhas. Atenção apenas ao local onde a peça será colocada: evite o uso de espelhos na frente da televisão e do lado oposto de portas e janelas.

Outra dica é o uso de móveis espelhados, que podem dar o mesmo efeito.

Móveis sob medida

Em imóveis pequenos, todos os espaços devem ser muito bem pensados. Nesse cenário, a utilização de móveis sob medida é uma das melhores soluções para um melhor aproveitamento de todos os cantos e possibilidades do ambiente.

Dê preferência também para móveis em tons claros, que deixam o espaço mais leve.

Pisos

Ter um único piso melhora a comunicação entre os espaços, deixando-os sem delimitações e mais integrados. Uma ótima opção, nesses casos, é o uso do Lapitec. Desenvolvido e fabricado na Itália, trata-se de uma pedra de corpo inteiro sinterizada, que combina o design e a elegância típicos de uma pedra natural com propriedades físicas e mecânicas superiores a qualquer piso do mercado. Assim, pode ser utilizado em qualquer cômodo, na casa toda.

Além disso, trata-se de um material que contém outro artifício fundamental para pisos de espaços pequenos: a pedra pode ser encontrada com acabamento liso, sem desenhos ou texturas.

Na hora da escolher o piso, lembre-se de que cores claras dão a sensação de amplitude e que pisos grandes, ao contrário do que muitos acreditam, são também os mais indicados: eles dão unidade aos ambientes.

Cores claras

Assim como mobília e piso, deixar a parede com pintura ou revestimento em tons claros dá mais amplitude ao ambiente, já que garante mais luminosidade ao local.

Abuse então do branco, tons off white ou pastel. Não quer ficar somente no lugar comum da pintura em cor clara e ao mesmo tempo garantir um espaço cheio de estilo e elegante? Use o mármore no revestimento das paredes, optando pelas pedras em tons claros, como o Branco Pighes, Branco Sivec, Crema Marfil, entre muitas outras lindas opções.

Iluminação

Uma boa iluminação é fundamental para garantir uma melhor visualização do ambiente, ajudando a dar amplitude a este.

Portanto, invista em pontos de luz no teto e em locais com pouca iluminação, como ao lado de armários e cantos, por exemplo. Uma ótima alternativa é o uso de balizadores e spots – peças embutidas que, portanto, não ocupam espaço.

Seguindo esse raciocínio, evite luminárias ou abajures de chão. Se quiser um ambiente mais aconchegante, invista também em pendentes ou luminárias em pontos estratégicos, como nos cantos dos cômodos ou iluminando uma peça de arte, por exemplo.

Portas

Além de elegantes e de darem leveza ao ambiente, as portas de vidro transparentes são uma ótima pedida para valorizar os ambientes. Isso porque, normalmente, as portas provocam uma quebra do campo de visão de quem chega ao espaço, o que não acontece com o uso de portas de vidro.

Para ambientes mais privativos, uma sugestão é o uso de portas de correr, fáceis de instalar e que otimizam o espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *