A portaria e o hall de entrada de um prédio, seja ele residencial ou comercial, é o cartão de visitas do local, sendo o primeiro contato de qualquer pessoa com a edificação. Por isso mesmo, independentemente do tipo de construção e decoração, esses espaços exigem um projeto bonito, impactante e acolhedor.
A importância de um bom projeto nesses ambientes, aliás, vai muito além do aspecto estético. Uma portaria bonita, requintada e com um belo projeto de interiores é importante também para a valorização do empreendimento, o que se reflete até mesmo no valor dos imóveis.
Esses conceitos e a importância de imprimir estilo e beleza às portarias já estão enraizados nos projetos de novos condomínios, mas se tornam um desafio a mais quando falamos de prédios já prontos e antigos, que precisam ser renovados.
E esse foi justamente o desafio das arquitetas Bruna Braga, Yasmin Mota e Carolina Brandão, da Roccia Arquitetura, nas duas portarias de um condomínio residencial construído em 1960, localizado na praia de Icaraí, em Niterói, Rio de Janeiro.
O projeto
O objetivo do projeto em ambas as portarias, que têm área total de 79,27 m² e pé-direito de 2,70 m², foi a “modernização dos espaços, visto que o prédio data do ano de 1960, além de priorizar também a funcionalidade deste”, contam as arquitetas.
Além disso, o projeto devia levar em conta uma questão fundamental em qualquer edifício localizado em grandes centros urbanos: a segurança. “No projeto antigo, o porteiro não tinha uma visão completa de quem chegava ao prédio”, lembram as profissionais.
Seguindo a combinação de um design contemporâneo, mas com traços clássicos, bastante em voga na arquitetura para o projeto, as arquitetas priorizaram cores clean, neutras, com alguns pontos de cores nos acessórios para contrastar.
Os grandes destaques do projeto são os materiais utilizados, como a madeira e, principalmente, o mármore carrara, que deixou o ambiente elegante, sofisticado e ao mesmo tempo moderno.
O mármore carrara foi utilizado no piso, parede e também em nichos e, segundo as arquitetas, foi escolhido pela “imponência que o material agrega ao projeto”.
De fato, o mármore carrara é uma das pedras mais desejadas e valorizadas na decoração de interiores. Pedra branca com veios em tonalidade cinza, o mármore carrara tornou o ambiente requintado, moderno e sofisticado.
No piso do projeto, o mármore carrara foi harmonizado com faixas de madeira, o que garantiu um revestimento claro e fluído, além de deixar o ambiente mais aconchegante, já que a madeira, piso quente, cria um contraste interessante com o mármore, piso frio.
O mobiliário escolhido também apresenta tons claros com toques de madeira, conversando com perfeição com os revestimentos de piso e parede.
O projeto de iluminação buscou destacar a beleza dos materiais e valorizar todo o layout. Para isso, além de uma luminária pendente grande para marcar a portaria principal, foram utilizadas luminárias de piso e fita led na parte inferior do balcão, spots dentro dos nichos e na marcação de alguns objetos, além de arandelas nas entradas.
O resultado? Uma portaria totalmente renovada, moderna, requintada e que “trouxe ao edifício outro significado”, como bem resumem as arquitetas!