Ambientes com composições modernas estão em alta no mundo da decoração, o que não significa, de maneira alguma, abrir mão de materiais sofisticados e de luxo.
E essa foi a missão das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli no projeto de um apartamento de um jovem casal, localizado no bairro Cidade Jardim, em São Paulo: apresentar um conceito contemporâneo e atemporal.
“Para isso, usamos materiais nobres, como piso de travertino, marcenaria
com tonalização especial, em tom acizentado, e também revestimento de cimento queimado. Na decoração, usamos tecidos mais neutros, como cores barbante e cinza”, contam as arquitetas.
Área social
Modernos e sofisticados, no projeto, os proprietários queriam atenção especial para a área social, com a integração dos ambientes, para que recebessem com conforto e requinte amigos e família.
Assim, o living tem todos os ambientes integrados, por meio de grandes vãos decorados com os mesmos tons monocromáticos e os mesmos acabamentos.
Apesar de integrados – o home theater quase se une à sala, assim como o terraço – cada ambiente tem seu espaço determinado. “Para isso, o uso da simetria foi bem explorado no projeto, permitindo a harmonia entre os ambientes”, contam Andrea e Fernanda.
De acordo com as arquitetas, os materiais foram escolhidos pela durabilidade, resistência e beleza. Assim, toda a área social recebeu piso travertino.
Em contraponto à modernidade do revestimento das paredes, que tem tom predominante na cor cinza e revestimento de cimento queimado, uma grande lareira de mármore Nero Marquina se destaca no ambiente. “Essa pedra, em composição com os outros elementos usados, traz um ar moderno e sofisticado, que era o desejo dos clientes”, explicam as arquitetas.
A mesma harmonização de elementos contemporâneos e clássicos pode ser observada na área gourmet: toda a elegância do piso travertino ganhou modernidade na combinação com materiais, como madeira, vidro e o quadro vivo, ou parede verde, um elemento ecológico que trouxe beleza e aconchego ao projeto.
Por fim, toda a extensão do teto da área social ganhou spots de led embutidos, o que criou uma iluminação aconchegante, mas ao mesmo tempo prática e funcional.