Quando se trata de beleza e requinte, o revestimento com pedra Travertino é bastante apreciado por arquitetos e decoradores, tanto para uso em ambientes internos ou externos, pois suas vantagens vão além da estética.
Sendo um material que é sinônimo de luxo e sofisticação, seu valor é mais elevado, se comparado a outros tipos de revestimento. No entanto, a escolha do material agrega muito valor a qualquer ambiente, o que justifica o investimento.
Bastante comum em pias, lavabos e bancadas, sua aplicação também é indicada em soleiras e rodapés, lareiras, tampos de mesa, painéis, paredes e pisos.
Seu uso pode substituir pinturas e outros tipos menos nobres de revestimento, resultando em maior durabilidade. Além disso, suas cores neutras combinam com qualquer material: vidros, metal, madeira e tantos outros.
Conheça, a seguir, mais detalhes sobre a pedra Travertino e veja porque sua obra merece esse revestimento.
Apesar de ser conhecida e divulgada como um tipo de mármore, a pedra Travertino possui forma e características próprias, o que a difere de granitos e mármores comuns.
Trata-se de uma rocha calcária, composta de calcita, aragonita e limonita. Possui espaços compactos, paralelos entre si, com pequenas cavidades.
Na natureza, esse calcário é formado em solos aonde há curso de água corrente sobre as rochas, geralmente em lugares com cachoeiras e cascatas.
Os tons predominantes são o bege e o branco, podendo variar para acinzentado e roseado. Em seu estado bruto, na sua origem, também é conhecida como tufo calcário.
O nome “Travertino” origina-se na cidade de Tivoli, na Itália. Esta foi uma das primeiras regiões a realizar sua extração para fins comerciais. No entanto, também há a extração brasileira. O estado da Bahia é o maior produtor nacional dessa pedra para uso comercial.
O Travertino possui quatro tipos mais comuns. São eles:
Bruto ou natural – em estado bruto, o Travertino é apenas cortado e não passa por nenhum tipo de tratamento, mantendo sua forma de extração natural.
Levigado – a principal característica desse acabamento é a opacidade. Isso ocorre porque a pedra é lixada até ficar lisa, sem atritos ou ranhuras.
Polido ou resinado – por meio da aplicação de resina incolor, tampando os poros e as ranhuras da superfície, a pedra é polida dando um aspecto brilhoso ao Travertino, o que faz com que ele perca um pouco as suas características naturais.
Dependendo do tipo de acabamento, é necessário que se realize a impermeabilização, pois o Travertino absorve bastante água. Quando impermeabilizado, fica mais fácil preservar as características da rocha.
Sem isso, os agentes químicos e excesso de umidade podem danificar o material. Sua limpeza deve ser feita apenas com pano, água e detergente neutro.