A beleza do ônix combinado com a iluminação perfeita

Mármore no ambiente corporativo: modernidade e valorização
27 de novembro de 2018
A obra de Balkrishna Doshi, ganhador do Prêmio Pritzker de arquitetura
11 de dezembro de 2018

Fonte: Casa Cor 2018

Descubra toda a sofisticação do ônix e de que forma a iluminação correta pode realçar ainda mais esta pedra tão especial!

Já sabemos que as pedras naturais dão um charme especial a qualquer ambiente e transformam a decoração nos lugares mais variados. No caso do ônix, temos um material ainda mais rico, com possibilidades de aplicação que, ao ser combinado com luzes, impacta e encanta a todos.

Apesar de ser bastante frágil, e ainda com preços um pouco mais elevados, esta pedra tão sofisticada é tendência em design e tem sido a opção de muitos profissionais de decoração e arquitetura em seus projetos.

A satisfação dos clientes ao ver o resultado é incontestável. Eles aprovam, gostam e recomendam!

E como se não bastasse, o efeito que sua beleza em sua forma bruta e natural proporciona, quando combinado com lâmpadas e luzes, faz toda a diferença. Confira!

Iluminando ambientes com ônix

Considerada praticamente uma joia, as pedras de ônix têm origem na Turquia ou Afeganistão. Sua beleza não se compara a de nenhuma outra rocha. Por este motivo, decoradores buscam sempre dar a ela um local de destaque no ambiente para que seja contemplada como merece.

Quando falamos em iluminar os ambientes com esta pedra, obviamente falamos de uma iluminação indireta. Contudo, ao combinar os tipos certos de lâmpada, é possível criar efeitos que podem, de fato, tornar o cômodo mais iluminado e, ainda, deixar tudo mais bonito.

A vantagem dessa rocha é o fato dela ser translúcida, e é este detalhe que permite abusar da iluminação. Assim, os veios da pedra podem ser melhor notados. 

Seu uso é mais comum em ambientes internos, mas nada impede que possa ser colocada em áreas externas, desde que observados os devidos cuidados com o material. Para quem possui uma personalidade mais arrojada, as pedras de ônix podem ser colocadas na fachada ou em áreas de lazer, com luzes que a destaquem.

Veja a seguir alguns exemplos de utilização do ônix e como aproveitar o design e efeitos de iluminação:

Bancadas de banheiros e lavabos

Por se tratar de ambientes menores, os lavabos e banheiros ganham destaque ao receber uma peça feita de ônix com uma iluminação interna. Além da beleza e requinte, o conforto causado por este tipo de luz deixa o lugar mais aconchegante.

Além disso, quando a bancada é iluminada, esta iluminação acaba auxiliando as luzes colocadas próximo ao espelho, melhorando a visibilidade para tarefas como fazer a barba ou na maquiagem. Nesse caso, as fitas de LED são mais recomendadas por possuírem uma luz mais difusa.

Escadas

Uma sala que possui uma escada de ônix iluminada jamais será esquecida! Além de diferente e extremamente bonita, sua utilização nessa parte da casa pode ser muito útil. Ao apagar as luzes do ambiente, seja uma sala ou um hall, manter a escadaria acesa pode ser bastante seguro para quem precisa se deslocar durante a noite, por exemplo. 

E quando combinada com outras formas de iluminação, como arandelas, a escada de ônix pode deixar o ambiente bastante confortável, sem a necessidade de luzes diretas.

Ônix na cozinha

Sim, a cozinha também pode – e merece – receber a suntuosidade da rocha translúcida. Seja num tampo de mesa, num balcão ou mesmo como um painel, este ambiente fica totalmente transformado e elegante com a aplicação da pedra de ônix. Para a iluminação, pequenas lâmpadas em posição uplight ou refletores completam a obra.

Cuidados importantes!

Seja qual for o ambiente escolhido para receber este tipo de decoração, é importante escolher profissionais que saibam manusear o material, pois seu corte deve ser minucioso e sua instalação requer atenção e prática.

Para a limpeza, recomenda-se o uso de detergentes neutros. Evite objetos cortantes e jamais use abrasivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *