Na hora de decorar a casa, é importante estar atento às cores que se pretende usar em cada ambiente. Quando se trata do uso das pedras, a colorimetria nos auxilia a compreender o efeito das cores na decoração e, assim, combiná-las de maneira mais harmoniosa.
Profissionais de arquitetura sempre avaliam essa combinação ao sugerir o uso de pedras no projeto ou mesmo quando recebem esse pedido do próprio cliente. E como a maioria das pedras tem cores neutras, é possível mesclar tons e materiais, criando ambientes sofisticados e com sensações que trazem bem-estar.
Veja como combinar as pedras e entenda a influência das cores em cada ambiente!
Ao escolher o tipo de pedra ornamental e sua cor, a primeira pergunta deve ser: qual a sensação quero transmitir nesse ambiente? A partir daí tudo fica mais fácil, já que cada lugar da casa tem uma finalidade e, por isso, as sensações que serão transmitidas através das cores são tão importantes.
A seguir daremos algumas dicas sobre como usufruir da diversidade de cores das pedras para decorar os diferentes espaços da casa:
Estes ambientes são bastante versáteis e permitem desde decorações mais clássicas até os estilos mais modernos e ousados. No entanto, o conforto e o equilíbrio são essenciais, afinal o objetivo das salas de estar é o descanso e a descontração, enquanto nas salas de jantar a reunião entre família e amigos para as refeições é a principal finalidade.
Ao escolher mármores ou granitos para estes ambientes, dê preferência para os tons neutros, como bege (Travertino) e branco (carrara). Assim a combinação com cores quentes, que transmitem alegria e abrem o apetite, será favorecida.
Em projetos mais ousados, é possível utilizar granitos pretos ou mesmo os marrons ou vermelhos em bancadas ou painéis.
Os quartos são o lugar da casa que pedem sensação de relaxamento e aconchego, para um descanso e sono de qualidade. Os tons frios em nuances claras, como azuis e lilás, cinza e verdes são ideais para estes cômodos. Aqui, pode-se usufruir de pedras nas tonalidades cinza e branco e também dos tons de verde e azul.
A cozinha é um espaço que requer um visual mais “clean” e higiênico. Consequentemente, as peças e revestimentos de mármore branco ou bege são mais recomendados. Para quem quer contrates sem errar, os eletrodomésticos em aço inox formam uma bela combinação.
Mas a cozinha não precisa seguir sempre o padrão branco/bege/madeira. Cores quentes são muito bem-vindas, e móveis coloridos em cores fortes e quentes são muito usados em projetos mais arrojados.
Bancadas e mesas de mármore ou granito também podem utilizar cores escuras, como preto e marrom.
Banheiros, de modo geral, sempre pedem ambientes claros, tanto pela sensação de higiene e limpeza que o local pede, quanto pela utilização, que requer um espaço mais iluminado.
Por conta disso, a maioria dos materiais de revestimento são em cores claras, o que não impede o uso de cores escuras nos detalhes, ou mesmo projetos mais autênticos, que usam revestimentos pretos e cinza escuro.
Para pisos, os mármores claros ainda são os mais recomendados, pois dão sensação de amplitude. Nas bancadas ou banheiras, e também em pequenos detalhes, a aplicação de granitos em cores mais vibrantes e escuras pode tornar o projeto mais inovador.
>>> Um fator relevante a se considerar é que a durabilidade dos mármores e granitos tende a fazer com que se evite os modismos. Por isso é recomendado um bom projeto de arquitetura, que saiba “casar” os elementos.
>>> Se a ideia é ousar nas cores, o melhor é escolher peças que podem ser trocadas mais facilmente, como móveis e objetos de decoração. Nesse caso, os mármores e granitos podem formar a base das cores, permitindo usar a criatividade sem medo!