A aparência de qualquer construção costuma ser a mesma, concreto, esquadrias, tijolos. São nas cores e materiais que os ambientes ganham vida, personalidade. E é nesse cenário que as várias opções de cores de mármore imprimem marca e nobreza na decoração.
Os mármores podem ser encontrados em tom branco, preto, marrom, bege, roxo, verde e vermelho, variedade que permite a utilização da pedra em revestimentos, pisos, móveis, acessórios… aqui, a criatividade é o limite.
Mas, embora a regra para a aplicação do mármore na decoração seja a ousadia do criador, é importante que os especificadores do projeto considerem as características de cada ambiente e cor na hora da escolha.
Veja algumas dicas de como usar as cores do mármore em cada ambiente.
As cores de mármore na decoração
Hall de entrada
Além de sensações, as cores também podem interferir na percepção de espaço. Branco e tons pastéis, por exemplo, dão a sensação de amplitude aos ambientes, sendo ótimas opções para halls de entrada.
Quem dispõe de espaços maiores também pode ousar e brincar com cores mais fortes, sobretudo, em detalhes, dando personalidade e irreverência ao ambiente.
Sala
A sala é onde se recebe os amigos, reúne-se a família, e geralmente é o principal cômodo visto na casa.
Assim, cores quentes e aconchegantes são ótimas opções. Nesses casos, mármores pretos ou marrons podem ser usados em pisos, bancadas, mesas e aparadores.
O mármore preto, aliás, é uma opção que deixa o espaço elegante, moderno e suntuoso. Pode ser combinando com diversas outras cores, embora o mais indicado seja o seu uso com peças de tonalidades claras. Em pisos ou revestimentos, são muito indicados para ambientes grandes.
Outra ótima opção são os tons em bege, combinados com móveis de cores claras, que dão sensação de estabilidade e conforto, além de conferir ao ambiente um visual mais clean, porém não menos glamouroso.
Sala de visitas moderna e aconchegante, combinando duas cores de mármore.
Cozinha
As cores claras transmitem a sensação de higiene e de um ambiente mais arejado. O uso do mármore em tons brancos aqui fica muito bem em contraste com materiais como madeira e até mesmo o aço.
O bege também é uma boa alternativa para o revestimento de pisos e paredes desse espaço. Já tons mais fortes, como o mármore preto ou marrom, podem ser adicionados com requinte a bancadas e mesas.
Para quem deseja ousar, uma boa dica é usar pedras com cores que estimulem movimento, como o mármore vermelho, em detalhes ou lugares estratégicos.
Cozinha moderna. Mármore bege para o piso e branco para as bancadas.
Quartos
Ambientes de descanso e relaxamento pedem por tons claros e suaves, que transmitem tranquilidade. O aconchego pedido pelo espaço, no entanto, também favorece a predominância de cores quentes e terrosas.
Assim, uma boa dica é manter a pedra branca ou bege como base e combiná-la com mobiliário, acessórios ou detalhes de tonalidades fortes.
Em quartos de crianças, uma ótima opção é a utilização de mármores verde e roxo, tons que garantem um ambiente mais lúdico, estimulando a criatividade e que também ajudam no relaxamento.
Banheiros
Banheiros pedem sempre uma aparência limpa, o que favorece o uso de mármore em tons claros ou branco, que além de darem a sensação de limpeza garantem amplitude ao ambiente, algo importante principalmente em lavabos, que costumam ser menores.
Por outro lado, alternativas em mármores escuros como o preto, o marrom ou o cinza escuro trazem ousadia, luxo e personalidade ao cômodo.
Outra ótima opção para quem preferir por revestimentos na tonalidade branca é adicionar o mármore bege ou preto em bancadas e banheiras, dando contraste ao ambiente.
Mármore em tonalidades claras garante o requinte e a sensação de limpeza do banheiro.
Escritório
Cores neutras são ótimas opções para escritórios, pois ajudam a manter o foco e a atenção. No entanto, no outro extremo, a falta de cor pode causar sensação de tédio.
Tons mais fortes, como vermelho, marrom e bege, que são conhecidos como cores estimulantes, podem conferir calor e elegância ao ambiente, quando utilizadas em peças específicas, como mesas, pias e outros mobiliários. A cor verde, em especial, estimula o raciocínio e a atenção