Decoração: materiais clássicos em ambientes modernos

Cores de mármore: dicas para aplicar em cada ambiente
12 de setembro de 2017
Mármore, o protagonista de pisos e revestimentos
26 de setembro de 2017
Pisos revestidos com pedras naturais, como o mármore, são também ótimas formas de integrar o luxo de materiais clássicos ao ambiente.

Misturar elementos clássicos a ambientes modernos, ou vice-versa, garante um ambiente mais arrojado e sofisticado.

Vestido tubinho preto, bolsa Louis Vuitton, perfume Chanel, relógio Rolex… alguns clássicos são objetos de desejo eternos, nunca saem da moda.  E o mesmo se dá no mundo do design, no encontro de materiais clássicos em ambientes contemporâneos.

Esse encontro de estilos, aliás, não é só comum no mundo da decoração, como também valoriza o ambiente. “Misturar elementos clássicos a ambientes modernos, ou vice-versa, é uma maneira de décor, que tem feito muito sucesso e que confere um efeito muito bonito e interessante às residências”, diz a arquiteta Andrea Teixeira.

Esse contraste de estilos pode ser feito de maneira sutil, com a utilização de uma peça clássica em um ambiente moderno, ou de forma mais arrojada, com a mistura de diversos materiais, peças, cores e texturas em um único ambiente.

Misturando materiais clássicos e contemporâneos

De acordo com a arquiteta, materiais como azulejos, pedras naturais e madeira são ótimas escolhas para imprimir toques de clássico e vintage a um ambiente mais moderno. “Eles, em composição do mobiliário e objetos de decoração, transformam o espaço.”.

Pisos revestidos com pedras naturais, como o mármore, são também ótimas formas de integrar o luxo de materiais clássicos ao ambiente, visto que se trata de um material atemporal e que combina com todos os estilos. “As pedras em geral conferem uma textura elegante e aconchegante aos ambientes e, dependendo do tipo escolhido, podem ser usadas tanto como um elemento clássico quanto contemporâneo”, diz Andrea.

Uma boa forma de garantir o sucesso do elemento clássico na composição de espaços contemporâneos, segundo a arquiteta, “é procurar por pedras que estejam em alta e sejam tendência no mercado de decoração, como o mármore”.

E se na arquitetura não há regras, vale sempre a lei do bom senso, seja na escolha dos materiais, na quantidade de elementos a serem inseridos no espaço, na intensidade com que cada estilo estará presente. “O arquiteto ou o designer de interiores deve ter muita sensibilidade ao criar esse tipo de trabalho. Caso contrário, o que era para ser algo interessante e elegante pode ser entendido como algo de mau gosto”, alerta Andrea.

As arquitetas Fernanda Negrelli e Andreia Teixeira, responsáveis por criar o ambiente da imagem em destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *