Estrelas-do-mar, peixes, cavalos marinhos, conchas, estilo navy… há muito tempo esses itens deixaram de ser os principais mandantes na decoração das casas de praia.
Hoje, os projetos das casas litorâneas são contemporâneos e unem os estilos rústico e chique, em conceitos de tirar o fôlego. Afinal, o Brasil está repleto de praias paradisíacas, e a decoração das casas de veraneio acompanha cada vez mais essa exuberância, com o uso de materiais e acabamentos funcionais, finos e esteticamente atraentes.
Materiais
A decoração da casa de praia deve se traduzir em frescor, ambientes aconchegantes, arejados e que transmitam leveza e tranquilidade que os moradores buscam quando saem de férias ou vão desfrutar de um fim de semana de sol.
Mas, também, precisa levar em conta um fator único e determinante: a maresia. É preciso muito cuidado na escolha dos materiais utilizados nesses locais, que devem ser resistentes e evitar a corrosão causada pelo sol e pelo salitre – quanto mais a decoração evitar móveis ou utensílios de ferro e metal, mais duráveis eles serão.
O que é mais indicado, então? Como a natureza é o principal elemento de inspiração em casas de praia, nada mais apropriado que o uso de materiais naturais, principalmente em tons neutros que ofereçam a sensação de claridade: nesse cenário, os materiais que se destacam pela beleza e resistência são aqueles vitrificados, à base de alumínio e, principalmente, as pedras especiais.
Tendências
Pedras como o ônix, o limestone, o Lapitec e, principalmente, o mármore, com seus veios mais imponentes, são elementos que garantem luxo e requinte a esses ambientes de férias. Muito mais que elegância e estética ímpares, essas pedras têm a vantagem de ser um material frio, fator fundamental para um país de temperaturas elevadas como o Brasil.
O uso do mármore, assim como outras pedras especiais, também é destacado pela sua versatilidade: harmoniza perfeitamente com outros materiais que são tendência na decoração de casas de praia, como fibras naturais, madeira, bambus, palha e vidro.
Ou seja, a decoração de casas de praia com pedras naturais resulta em projetos com elementos rústicos misturados a ideias mais sofisticadas e elegantes, o que resulta em um décor contemporâneo e cheio de estilo.
Quanto à escolha de cores, para garantir um ambiente clean e que transmita tranquilidade, as casas de praia modernas geralmente apostam em paletas de cores neutras ou mais claras, com tons pastel e off white, em combinação com cores mais vivas em acessórios, mobiliários ou até em detalhes nos revestimentos. Nesse sentido, destacam-se os mármores brancos, crema marfil e travertino.
Seguindo a mesma linha de ambientes clean e leves, em casas de praia, que podem passar longos períodos fechadas, não é recomendado o uso de tapetes e cortinas pesadas. Cortinas de linho e persianas mais modernas são ótimas apostas, já que também permitem aproveitar ao máximo a luz e a ventilação natural.
Inspire-se
Crédito foto: Marcus Mendonça/Divulgação
A área de banho da Casa de Praia projetada pela arquiteta Vanessa Martins, para a Casa Cor Pará, tem requinte e luxo com acabamento em mármore e metais dourados.
.
Crédito foto: site Bianka Mugnato.
O átrio de uma luxuosa casa de praia localizada em um condomínio de luxo, no Guarujá, tem piso revestido de marmanjolas e mármore. Em entrevista ao site It Decor, a designer de interiores Bianka Mugnatto, responsável pelo projeto, conta que a decisão de apostar nas pedras atendeu ao pedido da moradora, que desejava o uso de materiais nobres e atemporais.
Localizada no Balneário Camboriú, a sala de jogos tem revestimento em travertino e espelho. Um ambiente descontraído, mas requintado! Projeto Carvalho e Patrício Arquitetos.