Além de piso, revestimento e iluminação, uma peça é protagonista e ganha cada vez mais destaque em projetos de banheiros e lavabos arrojados: a cuba. Hoje, as cubas podem ser encontradas em diversos materiais e formatos, com opções que atendem a todos os estilos.
Mas, em meio a tantas opções disponíveis no mercado, qual modelo é mais indicado para o seu lar?
Estilo
É preciso considerar o estilo do ambiente para escolher uma peça que alie beleza, funcionalidade e que harmonize com os demais elementos do espaço.
Se o seu banheiro tem uma decoração mais moderna ou despojada, o ideal são peças com cores ou design diferenciado. No entanto, se o seu projeto segue a linha mais clássica, cores mais sóbrias, como branco, preto ou bege são mais indicadas.
Espaço
As cubas podem ser de embutir, semiencaixe, de apoio, de sobrepor, de colunas ou esculpidas.
Na hora de escolher o tipo de cuba, é fundamental levar em conta o tamanho do ambiente. Em banheiros ou lavabos compactos, o ideal é a escolha de cubas embutidas ou de coluna, que não ocupam muito espaço. Para ambientes maiores, as de apoio ou esculpidas são uma ótima escolha.
Materiais
Mármore
Objeto de desejo de projetos sofisticados e luxuosos, o mármore é o material que mais emprega nobreza às cubas. Além de requinte, o uso do mármore em cubas tem também como grande vantagem a versatilidade: a pedra conta com uma gama enorme de opções e acabamentos, que atende a todos os estilos e espaços.
Essa variedade, aliada a um design mais arrojado, pode fazer da cuba aquela peça única, que faz a diferença nos projetos mais exclusivos.
A dica nesse tipo de pedra é escolher versões menos porosas, que absorvem menos água. Entretanto, vale ressaltar que os mármores podem ser tratados com produtos à base de silicone, que tornam a pedra impermeável.
Louça ou porcelana
São modelos mais populares e comuns, presentes na grande maioria dos banheiros. São indicadas para ambientes de uso contínuo e combinam com praticamente qualquer tipo de decoração.
Vidro
As cubas de vidro devem ser utilizadas em ambientes que não tenham tanto uso, pois o material pode riscar com o tempo. A transparência do vidro, no entanto, pode ser aliada a bancadas de outros materiais, como mármore, travertino e ônix, garantindo um projeto personalizado e ousado, além de contemporâneo.
Lapitec
Uma das opções de materiais mais modernas para cubas, o Lapitec tem a nobreza de um autêntico revestimento italiano. Trata-se de uma pedra sinterizada de “corpo inteiro” que, por não ter porosidade, não é absorvente e tem alta resistência à umidade. Além disso, pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores e acabamentos.
Limestone
É uma ótima opção para quem quer uma ambientação mais rústica, mas sem abrir mão do uso de materiais nobres e exclusivos. Pedra natural calcária, o limestone tem a aparência semifosca e está disponível em grandes peças, o que permite a criação de bancadas sem emendas.
Travertino
Muitas vezes, confundido com o mármore, o uso do travertino é símbolo de grandeza e nobreza desde a antiguidade. Com a beleza de seus veios longilíneos, a pedra ainda hoje é a queridinha de arquitetos e designers para as mais diversas aplicações, entre elas, as cubas, que viram verdadeiras esculturas com o material.
Acrílico
A cuba de acrílico tem como vantagem a possibilidade de ser feita em uma cor específica. O material tem transparência e efeito semelhante ao vidro, embora seja mais resistente. Ainda assim, é indicado para banheiros ou lavabos de uso mais básico, já que também pode riscar.