Pisos e revestimentos mais resistentes
Escolher o piso para reforma ou construção não é tarefa fácil, sobretudo frente às inúmeras opções encontradas no mercado.
Antes de ir às compras ou especificar determinado tipo, no entanto, é fundamental pensar nas características do ambiente em que o material será utilizado, se o local tem grande circulação, se vai sofrer com intempéries, como chuva e umidade, entre outros aspectos.
Assim, muito mais que estética, é importante a observação de fatores como: Índice de Resistência a Abrasão (PEI), absorção de água, resistência a manchas, riscos, produtos químicos e até mesmo pichações.
Em dúvida sobre qual o material mais resistente para pisos e revestimentos disponível no mercado? Damos alguns exemplos e opções pra você aqui!
Piso de concreto
Também conhecido como piso industrial ou de alto desempenho, o piso de concreto é uma opção barata, resistente e de visual neutro, embora possa receber acabamentos distintos. É um material de fácil manutenção, e costuma ser utilizado em ambientes mais rústicos e de grande circulação, como indústrias, supermercados, postos de gasolinas, garagens e empresas.
Pedras sinterizadas
As pedras sinterizadas são ótimas alternativas para quem busca aliar estética, resistência e durabilidade. Tratam-se de pedras fabricadas com partículas de rochas naturais, misturadas a agentes aglutinantes.
Encontradas em diversos tipos, como o Lapitec, Neolith, Dekton e Aiostea, entre outras, com variadas opções de cor e textura, essas pedras têm superfície menos porosa, coloração mais uniforme e resistência ao calor, umidade, riscos e impactos. Mesmo assim, antes de escolher o tipo de pedra sinterizada de sua preferência, vale conferir as características de cada produto e as vantagens que oferece.
Lapitec
Disponível em uma variedade enorme de cores e acabamentos, o Lapitec é o hour concours quando o assunto é pedra sinterizada. Material projetado e desenvolvido na Itália, trata-se da união perfeita entre estética e durabilidade: é um material que reúne a elegância e acabamentos típicos de uma pedra natural a propriedades físicas e mecânicas superiores a qualquer outro material cerâmico disponível no mercado.
O Lapitec é altamente resistente a riscos, impactos, abrasão, manchas, porosidade, fungos, bactérias, ácidos, sendo ainda um material totalmente desprovido de porosidade e não absorvente. Além disso, é um produto incorruptível pelo tempo e totalmente resistente a grafites e pichações, vantagem ímpar principalmente em grandes metrópoles, que sofrem constantemente com o problema. Confira uma demonstração dessa tecnologia exclusiva aqui.
Piso cerâmico
Também bastante popular, o piso cerâmico é versátil, possuindo uma grande variedade de texturas e cores. Fácil de limpar, não mancha, tem grande resistência e costuma ser uma das opções mais baratas. É também resistente à água e bactérias.
Na hora de escolher um modelo, no entanto, é importante ter em conta o ambiente onde o material será utilizado e se atentar ao Índice PEI, medida internacional que indica o grau de abrasividade que cada cerâmica suporta – quanto maior o índice, melhor a sua resistência.
Ardósia
Muito versátil, a ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino composta por argila ou cinzas vulcânicas metamorfizadas em camadas. Possui dureza média, baixa porosidade, alta resistência mecânica, e é resistente a ácidos e intempéries. Devem ser muito bem assentadas, para evitar o risco de rachaduras, e receber a aplicação de resina impermeabilizante para garantir a sua proteção.