Os ambientes externos, geralmente, são o cartão de visitas da nossa casa. Por isso mesmo, o uso de materiais diferenciados, como pedras decorativas, em projetos de varandas, fachadas, jardins, piscinas, áreas gourmets e sacadas é bastante requisitado e apreciado nesses espaços.
A utilização dessas pedras em ambientes externos, além da enorme contribuição estética, deixa o projeto mais requintado e ousado, sobretudo, se a opção for por uma pedra nobre, como o mármore.
Embora seja mais comumente utilizado em ambientes internos, como em salas, quartos e banheiros, o mármore pode sim ser usado com muita personalidade e estilo em áreas externas. Isso porque certos acabamentos de superfície podem ser utilizados na pedra, deixando-as apropriadas para esse tipo de aplicação.
Além disso, com a sua variedade enorme de cores, texturas e desenhos, o mármore se encaixa em qualquer estilo de decoração, com diversidade, beleza e destaque no ambiente.
Acabamento indicado
O mármore pode ser encontrado em muitas opções de acabamento. Mas, quando falamos de áreas externas, sobretudo, se a aplicação for feita em pisos e revestimentos, os acabamentos mais recomendados são:
– Jateado: neste tipo de acabamento, o mármore recebe jatos de areia, o que deixa a pedra com um aspecto opaco. O tratamento torna a pedra antiderrapante.
– Apicoado: neste processo, o mármore recebe pequenos golpes com martelo ou outros impactos, o que deixa a superfície com um aspecto mais rugoso e poroso, com um toque mais rústico.
– Levigado: aqui, o mármore é lixado com abrasivos até ficar com a textura lisa. Tem aspecto opaco, semipolido e em áreas externas é indicado para bordas de piscinas, já que não deixa a superfície escorregadia e ao mesmo tempo não machuca no contato, por não ser áspero.
Mármores para áreas externas
Como é uma pedra natural, os mármores possuem propriedades diferentes, com alguns sendo mais utilizados e recomendados para áreas externas. São eles:
Mármore Nero Marquina
De origem espanhola, o mármore Nero Marquina tem cor preta com veios brancos bem marcantes. Muito elegante, tem uniformidade média e porosidade baixa.
Em áreas externas, é recomendada a sua utilização com acabamento levigado.
Mármore Branco Sivec
Pedra branca com veios e pintas acinzentadas ou cristalizadas, este modelo tem como vantagem possuir alta resistência e durabilidade, o que permite a sua utilização em ambientes com trânsito mais intenso.
Mármore Striatto
Pedra de origem espanhola, o mármore Striatto tem fundo branco e veios marcantes e bem retos na cor cinza. Esse tipo de mármore pode ter acabamento escovado, polido ou jateado, sendo o último tipo o indicado para áreas externas.
Travertino
Rocha calcária que pode ser encontrada nos tons branco, verde, amarelado ou rosa, possui faixas únicas, o que dá à pedra um efeito ornamental diferenciado e belíssimo.
Símbolo de grandeza e imponência desde a antiguidade, na Roma Antiga, esse tipo de pedra foi muito utilizado na construção de grandes monumentos e marcos arquitetônicos.
Pedras especiais para áreas externas
Algumas pedras especiais também garantem um décor refinado e elegante e possuem características mecânicas fundamentais para áreas externas, como:
Lapitec
De fabricação italiana, trata-se de uma pedra de ‘corpo inteiro’ que alia o apelo estético de um revestimento natural com o que há de mais moderno em propriedades físicas e mecânicas, sendo resistente a intempéries, ácidos, solventes e até mesmo pichações.
Trata-se também da placa de pedra de maior formato disponível no mercado.
Limestone
Pedra natural calcária, é um material poroso, de baixo brilho, aparência ligeiramente fosca e aspecto aveludado. Está disponível em grandes peças, o que permite a sua utilização sem emendas e pode ser encontrada nas cores branca, bege e cinza.
1 Comentário
Muito boa as dicas mesmo. Sempre busco informações desse tipo para aprender e entender, porém a transparência como se beneficia dessas dicas e aplica mesmo é dificil encontrar como encontrei aqui.