A aplicação de pedras em condomínios residenciais é uma opção de revestimento que torna o ambiente bonito, elegante e valorizado.
Profissionais de arquitetura e decoração estão optando cada vez mais por materiais duráveis e que, muitas vezes, possuem um custo benefício maior em relação aos revestimentos cerâmicos tradicionais.
Atualmente, existem no mercado uma gama extensa de opções de pedras para revestimento de pisos e paredes. Além das pedras naturais mais conhecidas, como granito e mármore, podemos usar também pedras como o Limestone, o Lapitec e o Compac, que são pedras reforçadas com materiais industrializados, tornando-as ainda mais resistentes.
Acompanhe nosso artigo e confira a seguir quais as melhores opções na aplicação de pedras para revestimento de condomínios residenciais.
Nos condomínios residenciais, as áreas internas e externas possuem um alto fluxo de pessoas durante a maior parte do dia.
Na entrada do prédio, nos corredores e nas áreas de lazer, os revestimentos precisam ser altamente resistentes e duráveis, além de conferir beleza para o local. Afinal, todos gostamos de viver em lugares bonitos e confortáveis, não é mesmo?
Em áreas externas onde o piso tem uso muito frequente, com grande circulação de pessoas, como bordas de piscina e calçadas, a preferência é para o uso das pedras rústicas.
Já nos ambientes internos, como hall do elevador, corredores e salões de festa, as pedras polidas são mais adequadas, pois possuem melhor acabamento, tornando o ambiente mais refinado.
Veja alguns exemplos:
Os mármores são pedras altamente resistentes e duráveis. Possuem uma gama de cores bastante variada, mas os brancos são os preferidos para projetos de áreas comuns.
Pode ser utilizado em áreas internas e externas, em pisos e paredes. Porém, por ser extremamente porosa, essa pedra não é recomendada para áreas molhadas, pois absorve gordura e água com muita facilidade, podendo causar manchas.
Tão bem aceito e utilizado quanto o mármore, os granitos também são encontrados em muitas cores. Esta é uma pedra menos porosa e bastante resistente a riscos, e pode ser aplicado nas paredes, pisos, soleiras de elevador. Possui alta durabilidade e suporta muito bem o alto fluxo em ambientes coletivos, como condomínios.
A Lapitec é uma pedra sintetizada, no formato de grandes placas. Ela combina a estética e beleza das pedras naturais, por possuir muitas opções de cores e efeitos, com grandes dimensões, que permitem ousar nos projetos e revestir grandes áreas.
Além disso, suas propriedades físicas conferem alta resistência, sendo considerado um produto incorruptível pelo tempo, além de resistir a produtos químicos e a impactos.
A superfície da Lapitec é não-porosa, por isso não absorve água, não macha e resiste muito bem a fungos e bactérias. É um material altamente recomendado para ambientes de grande circulação, podendo ser aplicados em qualquer área de um condomínio residencial.
Esta é uma pedra calcária natural, apesar de ser confundida com material sintético. Encontrada em muitas cores, é ligeiramente fosca, de aparência mais rústica. Bastante apropriada para revestimento de escadas, halls e lareiras. Não deve ser utilizada em áreas externas e molhadas.
Ao optar pela aplicação de pedras, seja qual for o tipo escolhido, é importante que o revestimento atenda às necessidades do local. Respeitando as recomendações de uso, as pedras farão total diferença na arquitetura do condomínio, valorizando os espaços.
Leia também: A beleza do Ônix combinado com a iluminação perfeita.