Devido às suas características naturais e únicas, o mármore apresenta uma infinidade de cores e padrões, com tons, texturas e veios exclusivos, o que torna o material ideal na hora de personalizar projetos que não abrem mão de classe, elegância e sofisticação.
Versátil, a pedra permite inúmeras combinações, podendo ser utilizada em infinitas possibilidades dentro do imaginário do arquiteto. Por isso mesmo, é comum observarmos o uso do mármore – em projetos de tirar o fôlego – em harmonia com outros materiais como madeira, aço escovado, ladrilho, espelhos…
Quer saber mais sobre qual material combinar com essa pedra tão nobre e especial? A Minexco conversou com arquitetos e designers de interiores e descobriu quais materiais mais harmonizam com o mármore. Confira!
“O mármore é um material que traz requinte e sofisticação a qualquer projeto arquitetônico. Sua variação de cores e tons permite inúmeras composições com outros materiais, tornando-o muito empregado interno e externamente.
Gosto e geralmente utilizo em meus projetos a combinação do mármore, vidro e aço escovado em escadas, banheiros e lavabos. Transmitem leveza e nobreza aos ambientes.
Aposto também no seu uso com madeira de demolição em pisos internos, como halls, livings e salas, para criar um ambiente com um toque mais rústico e acolhedor.”
Beatriz Costa, Arquiteta e Urbanista
“Podemos usar o piso mármore com ladrilho hidráulico, teremos um efeito fantástico. Se quisermos um piso mais tradicional, a mistura de mármore com madeira fica excelente. Caso o cliente queria economizar, podemos ter um piso em porcelanato e usar detalhes em mármore em cores contrastantes.
Como revestimentos, podemos usar o mármore com painéis de madeiras, com outros tipos de pedras rústicas, tijolos aparentes, aço inox, espelhos e vidros coloridos.
O mármore é um material versátil, tem diversos acabamentos e sua aparência sempre atual faz com que a imaginação para o seu uso seja infinita.”
Ines Scisci Maciel, Arquiteta
“O mármore dá a cada projeto particularidade e exclusividade, atrelado a sua beleza e elegância.
Em meus projetos, gosto de usar madeira em harmonia com o mármore. Esses dois materiais transmitem elegância e sofisticação, e apresentam características naturais que os tornam únicos, criando um equilíbrio interessante no ambiente, uma vez que o mármore é um material frio e a madeira um material quente, transformando o espaço arquitetônico em uma experiência sinestésica surpreendente.”
Jeffer Henrich Santos, Arquiteto e Urbanista
“Eu, particularmente, amo o uso do mármore na decoração. A pedra natural, desde a mais clara até a mais colorida, possui uma beleza que outros materiais não conseguem reproduzir.
Para as pessoas que tem medo de errar na escolha da pedra e pesar o ambiente, o Thassos e outros mármores que puxam para as cores claras são uma ótima alternativa; combinado com madeira em tons mais claros, ajuda a ampliar e a sofisticar o local.
Gosto de harmonizar o uso (do mármore) com o vidro, madeira e principalmente com materiais cromados. São materiais que não brigam com o mármore e ajudam a valorizar a pedra.”
Nayara Carvalho, Arquiteta e Urbanista da Lens Arquitetura
“O mármore sempre foi uma pedra de nobreza e o uso dele demonstra a sofisticação da arquitetura e da alta decoração. Aplicando o mármore no projeto de forma adequada, o ambiente sempre terá resultados que surpreendem o olhar e impacta a quem está em contato com o material.
Materiais como madeiras nobres, de bom acabamento, e louças – no caso de banheiros – serão bem harmonizados com o mármore, pois como a pedra é um elemento natural da decoração, com beleza sofisticada, podemos empregá-la como peça de destaque ao ambiente em que for inserida.”
Ronny Luis Martins, Designer de Interiores na r.luismartins – interiores